Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT (Mestrado)

Publicada a Resolução que aprova a Estratégia Nacional de Inovação

Inovação, PROFNIT 29 de julho de 2021. Visualizações: 290. Última modificação: 29/07/2021 15:18:11

O Governo Federal publicou, na última sexta-feira (23), uma resolução que aprova a Estratégia Nacional de Inovação e os Planos de Ação para os Eixos de Fomento, Base Tecnológica, Cultura de Inovação, Mercado para Produtos e Serviços Inovadores e Sistemas Educacionais.

A resolução, publicada no âmbito da Câmara de Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI, cita importantes ações que envolvem a Secretaria de Educação Superior – SESu, do Ministério da Educação – MEC, na ampliação de programas e iniciativas de incentivo à inovação. São algumas delas:

• Apoio aos ecossistemas de inovação para universidades federais: que visa ampliar conceitos básicos de gestão de negócios e a gestão da inovação para promover e fortalecer a eficiência nas universidades públicas federais;
  • Expansão do ensino a distância nas instituições de ensino superior públicas federais: que prevê a ampliação do acesso e fomento à permanência dos discentes, consolidando um arcabouço de ações concentradas em elevar a taxa de matrícula na educação superior;
  • Criação de programas bilaterais e multilaterais de cooperação internacional que preveem parcerias universitárias, projetos conjuntos de pesquisa e concessão de bolsas de estudo para a graduação e pós-graduação stricto sensu; e
  • Criação de acordos bilaterais e multilaterais entre nações para acreditação de cursos superiores, de modo a facilitar o processo de revalidação e o reconhecimento de diplomas estrangeiros no Brasil e brasileiros no exterior.

As ações direcionadas a Educação Superior estão dispostas no grupo de ações prioritárias e em andamento do eixo de desenvolvimento dos sistemas educacionais para a inovação, que visa apoiar abordagens curriculares sistêmicas, em sinergia com o mundo do trabalho, que estimulem o pensamento inovador e a proficiência nas novas tecnologias em todos os níveis educacionais.

Confira a Resolução CI nº 1, de 23 de julho de 2021.

FONTE: Assessoria de Comunicação Social do MEC