Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT (Mestrado)

DOCENTES PERMANENTES

 

David Custódio de Sena

E-mail: sena@ufersa.edu.br

Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2007). Concluiu o mestrado em Engenharia Mecânica na Universidade de São Paulo (USP – 2010), atuando na linha de pesquisa de pesquisa de simulação de eventos discretos em sistemas de manufatura e Realidade Virtual. Concluiu o doutorado em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI – 2017), atuando na linha de pesquisa de simulação híbrida e inteligência artificial. Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal Rural do Semi Árido (UFERSA) . Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Simulação de sistemas produtivos, Gestão de Projetos, Gestão de Tecnologia da Informação, Programação de computadores e Gestão da Inovação.
Francisco Marlon Carneiro Feijó

E-mail: marlon@ufersa.edu.br

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (1993), mestrado em Microbiologia Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Atualmente é professor titular da Universidade Federal Rural do Semiárido. Tem experiência na área de Microbiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Identificação e ação de extratos de plantas sobre bactérias e leveduras de interesse médico veterinário e ambiental.
Francisco Silvestre Brilhante Bezerra

E-mail: silvestre@ufersa.edu.br

Médico Veterinário graduado pela UFERSA – (2007), Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Animal – UFERSA, com ênfase em biotecnologia da reprodução (2009) e Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Biotecnologia pela UFPel, conceito CAPES 7, com ênfase em vacinologia (2018) com participação no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, financiado pela CAPES, realizado na University of Surrey, Inglaterra. Atualmente é Professor Adjunto do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde na UFERSA, Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT/UFERSA) e do Programa de Pós-graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade (PPGATS/UFERSA). Vice-coordenador do curso de graduação em Biotecnologia da UFERSA e Coordenador de Propriedade Intelectual do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UFERSA. Atua como responsável técnico do Laboratório de Biotecnologia Aplicada a Doenças Infecto-parasitárias, CCBS/UFERSA. Tem experiência nas áreas de Vacinologia e Imunologia Aplicada, com ênfase no desenvolvimento de vacinas recombinantes e imunodiagnóstico, atuando principalmente nos seguintes temas: Corynebacterium pseudotuberculosis, vacinas recombinantes de subunidade, vacinas vetorizadas utilizando BCG, adjuvantes, própolis vermelha brasileira, ELISA e patentes.
Leonardo Querido Cárdenas

E-mail: lquerido@ufersa.edu.br

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2004). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 2007), com pesquisas direcionados ao estudos de alianças estratégicas e os fenômenos de cooperação interorganizacionais. Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2017), atuando na linha de pesquisa de “Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade”, com pesquisas direcionadas à inovação das firmas e o papel desempenhado pelas redes sociais para o desenvolvimento de suas capacidades absortivas. Atualmente é professor Adjunto III da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA. 
Liz Carolina da Silva Lagos Cortes Assis

E-mail: liz@ufersa.edu.br

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002), Mestrado e Doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2004) (2008). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Participa do programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT),, está como Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação da UFERSA. Foi Vice-Diretora do Centro de Ciências Agrárias da UFERSA, Coordenadora de Pós-Graduação do Programa de Produção Animal (Associação ampla com a UFRN e vice coordenadora do curso de Graduação em Zootecnia da UFERSA. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Avaliação, Manejo, Produção e Conservação de Forragens, atuando principalmente nos seguintes temas: Espécies forrageiras nativas e exóticas, sementes forrageiras, produção animal
Marcelo Barbosa Bezerra

E-mail: mbezerra@ufersa.edu.br

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (1996), mestrado em Reprodução de Pequenos Ruminantes pela Universidade Estadual do Ceará (1998) e Doutorado em 2010 pela Universidade Estadual Paulista/FCAV- Campus de Jaboticabal, na área de Reprodução Animal. Atualmente é professor associado II da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Tem experiência na área Biotecnologia da Reprodução Animal, atuando principalmente com Transplantes Gonadais (autotransplantes e xenotransplantes) e Inovações em Reprodução de diferentes espécies animais (mamíferos e peixes) .Coordena o Laboratório de Tecnologias Reprodutivas e Inovações em Modelos Animais/ TRIMA-UFERSA). Leciona disciplinas correlatas à Biotecnologia da Reprodução Animal nos cursos de graduação em Medicina Veterinária, Zootecnia e Biotecnologia da UFERSA e já tendo lecionado disciplinas com foco em inovação em reprodução na Pós-graduação em Ciência Animal da UFERSA (PPCA/ 2013- atual), FCAV/UNESP (2018) e, desde 2019, no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT-UFERSA). Desenvolver atividades de orientação com focos especifico em Reprodução Animal no PPCA-UFERSA e com foco interdisciplinar no PROFNIT promovendo a interface entre utilização de células ou animais com áreas médicas, tecnológicas ou humanas.
Washington Sales do Monte

E-mail: wsalesmkt@gmail.com

 

Doutor em Ciência da Propriedade Intelectual pela Universidade Federal de Sergipe. Mestrado: Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Graduado em Marketing, Pós Graduado em Consultoria Empresarial e Docência do Ensino Superior ambos pela Universidade Potiguar (UnP). Atuação Docente: Professor Universitário das disciplinas de Comunicação Empresarial, Gestão e Planejamento de Marketing e Empreendedorismo. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT/UFERSA). Atuação Profissional: Tenho experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, estratégia, marketing, comunicação, mídias sociais. Campo de Pesquisa: TDIC’s nas práticas educacionais, Tecnologia e Saúde, Jogos Digitais e Gamification de Processos, Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo Tecnológico.

 

DOCENTES COLABORADORES

 

Fernanda Matias

E-mail: fernandamatias@ufersa.edu.br

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Doutora em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo (2009). Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Industrial e de Fermentação, atuando principalmente nos seguintes temas: PHAs, actinomicetos, microbiologia industrial e aplicada, biotecnologia, biologia molecular, bioinformática, Taxonomia bacteriana, propriedade intelectual e inovação em biotecnologia.

 

12 de agosto de 2019. Visualizações: 2368. Última modificação: 08/06/2022 11:53:10