Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação

DOCENTES PERMANENTES

 

David Custódio de Sena

E-mail: sena@ufersa.edu.br

Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2007). Concluiu o mestrado em Engenharia Mecânica na Universidade de São Paulo (USP – 2010), atuando na linha de pesquisa de pesquisa de simulação de eventos discretos em sistemas de manufatura e Realidade Virtual. Concluiu o doutorado em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI – 2017), atuando na linha de pesquisa de simulação híbrida e inteligência artificial. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Simulação de sistemas produtivos, Gestão de Projetos, Gestão de Tecnologia da Informação, Programação de computadores e Gestão da Inovação.
Francisco Marlon Carneiro Feijó

E-mail: marlon@ufersa.edu.br

 

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (1993), mestrado em Microbiologia Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2004).  Tem experiência na área de Microbiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Identificação e ação de extratos de plantas sobre bactérias e leveduras de interesse médico veterinário e ambiental.

Francisco Silvestre Brilhante Bezerra

E-mail: silvestre@ufersa.edu.br

 

Médico Veterinário graduado pela UFERSA – (2007), Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Animal – UFERSA, com ênfase em biotecnologia da reprodução (2009) e Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Biotecnologia pela UFPel, conceito CAPES 7, com ênfase em vacinologia (2018) com período sanduíche na University of Surrey, Inglaterra. Tem experiência nas áreas de Vacinologia e Imunologia Aplicada, com ênfase no desenvolvimento de vacinas recombinantes e imunodiagnóstico, atuando principalmente nos seguintes temas: Corynebacterium pseudotuberculosis, vacinas recombinantes de subunidade, vacinas vetorizadas utilizando BCG, adjuvantes, própolis vermelha brasileira, ELISA e patentes. 

 

José Anízio Rocha de Araújo

E-mail: anizioaraujo@ufersa.edu.br

Doutor em Administração pela Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, Mestre em Economia pelo Centro de Aperfeiçoamento dos Economistas do Nordeste (CAEN) da Universidade Federal do Ceará – UFC e Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de avaliação de empresas e aplicações da metodologia multi-índice para análise de projetos de investimentos. Áreas de interesse: Avaliação de Empresas, Estrutura de Propriedade, Finanças Corporativas, Decisões de Investimento e Avaliação de Projetos.

 

Leonardo Andrade Rocha

E-mail: leonardo.rocha@ufersa.edu.br

Graduado em Economia (2005), Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (2008) e Doutor em Desenvolvimento Econômico pelo IE/UNICAMP (2011). Tem experiência em inovação tecnológica, métodos quantitativos, matemática aplicada e modelos de crescimento (abordagens neoclássica e endógena – modelos de crescimento schumpeterianos).

 

Leonardo Querido Cárdenas

E-mail: lquerido@ufersa.edu.br

 

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2004). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 2007), com pesquisas direcionados ao estudos de alianças estratégicas e os fenômenos de cooperação interorganizacionais. Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2017), atuando na linha de pesquisa de “Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade”, com pesquisas direcionadas à inovação das firmas e o desenvolvimento de suas capacidades absortivas. Atualmente é professor Adjunto II da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA e coordenador de informação tecnológica do Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT/UFERSA.

 

Liz Carolina da Silva Lagos Cortes Assis

E-mail: liz@ufersa.edu.br

 

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2004) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2008). Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Avaliação, Produção e Conservação de Forragens, atuando principalmente nos seguintes temas: Espécies forrageiras nativas e exóticas da Caatinga, sementes forrageiras, produção animal.

Marcelo Barbosa Bezerra

E-mail: mbezerra@ufersa.edu.br

 

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (1996), mestrado em Reprodução de Pequenos Ruminantes pela Universidade Estadual do Ceará (1998) e Doutorado em 2010 pela Universidade Estadual Paulista/FCAV- Campus de Jaboticabal, na área de Reprodução Animal. Membro Associado da Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões (SBTE). Tem experiência na área Biotecnologia da Reprodução Animal, atuando principalmente com Transplantes gonadais (autotransplantes e xenotransplantes) e Inovações em Produção in vitro de embriões (PIV) em diferentes espécies animais. Coordena o Laboratório de Transplantes Gonadais e Produção In Vitro de Embriões (LTG-PIVE-UFERSA) e é líder do grupo de pesquisa sobre Transplantes Gonadais (UFERSA/CNPq).

Michelly Fernandes de Macedo

E-mail: michelly@ufersa.edu.br

 

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2005), mestrado (2007) e doutorado em Cirurgia Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011). Pós-Doutorado pelo Programa Nacional de Pós-Doutoramento em Toxicologia PNPD/CAPES/UFERSA (2012). Pós-Doutorado em Patologia Clínica Veterinária pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) (2019), Jaboticabal-SP. Experiência em Patologia Clínica Veterinária e Metodologias Ativas de Ensino na Medicina Veterinária.

Napiê Galvê Araújo Silva

E-mail: pie@ufersa.edu.br

 

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (2005), mestrado em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará (2010) e mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (2008). Tem experiência na área de Economia Industrial, com ênfase em Desenvolvimento local, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Rural, Arranjos Produtivos Locais, Desenvolvimento Local, e Economia da Inovação.

 

Thomas Edson Espíndola Gonçalo

E-mail: thomas.goncalo@ufersa.edu.br

 

Engenheiro de Produção pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Doutor e Mestre em Engenharia de Produção pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Universidade Federal de Pernambuco. Realizo pesquisas na área de Pesquisa Operacional, especificamente na área de Apoio à tomada de decisão multicritério, tomada de decisão em grupo e negociação, com aplicações voltadas para procurement, gestão de recursos hídricos e gestão pública.

Victor de Paula Brandão Aguiar

E-mail: victor@ufersa.edu.br

 

Doutor (2018), Mestre (2008) e Graduado (2006) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui experiência com máquinas elétricas, eficiência energética em sistemas motrizes industriais, acionamentos elétricos e instalações elétricas prediais e industriais.

 

DOCENTES COLABORADORES

 

Alex Sandro de Araújo Silva

E-mail: alex.araujo@ufersa.edu.br

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (2003), mestrado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica na área de Sistemas Aeroespaciais e Mecatrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2005) e doutorado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica na área de Sistemas Aeroespaciais e Mecatronica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2011). Tem experiência na área de Engenharia de Mecânica, com ênfase em Desenvolvimento de Produtos Aeroespaciais e Projeto Mecatrônico.

 

Fernanda Matias

E-mail: fernandamatias@ufersa.edu.br

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Doutora em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo (2009). Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Industrial e de Fermentação, atuando principalmente nos seguintes temas: PHAs, actinomicetos, microbiologia industrial e aplicada, biotecnologia, biologia molecular, bioinformática, Taxonomia bacteriana, propriedade intelectual e inovação em biotecnologia.
12 de agosto de 2019. Visualizações: 593. Última modificação: 27/04/2020 15:57:43